top of page

Eu, robô.

  • Foto do escritor: O SUPERentendente
    O SUPERentendente
  • 19 de nov. de 2024
  • 3 min de leitura

Esse texto não foi escrito por um robô.


Vamos começar com uma das questões mais atuais no mercado: A Inteligência Artificial vai substituir os profissionais de saúde? Claro que vai! Na realidade já o vem fazendo. De qualquer modo, para o caso de você não acreditar ou achar um exagero, olhe isso:



Pois é, o robô, roubou.


O ano era 2007 e a revista Época trazia na capa a seguinte chamada:

Doutor Google - O que você ganha e o que você perde ao consultar a internet antes do médico.


Naquele longo tempo, o grande medo dos profissionais, sobretudo médicos, eram as informações erradas que o paciente poderia obter ao pesquisar determinadas condições no Google - provavelmente você já deva ter levado uma singela bronca do seu médico por isso. Por outro lado, a grande vantagem, seria o maior conhecimento do paciente e, com isso, uma possível diminuição na hierarquia social apresentada nos diálogos entre médicos e pacientes - ok, você sabe que isso não funcionou muito.

Pois bem, vieram os smartphones, a internet pessoal ficou mais rápida, o doutor Google ganhou um primo chamado Instagram - que deu rosto e voz para as informações, e assim nasciam - e se multiplicavam - os influenciadores. Cada vez mais, as informações que até então eram de detenção de uma única área - de certa forma, ganhou domínio público.


É claro que, com isso, as informações falsas - que ainda nem se chamavam fake news - também se espalhavam na mesma velocidade! Mas tudo isso acontece desde a invenção da prensa móvel de Gutenberg em 1440, depois na invenção da máquina de escrever, logo após na internet pessoal, depois com os smartphones e agora...adivinhe... a tão temida I.A. Já dizia Cazuza: "Eu vejo o futuro repetir o passado. Eu vejo um museu de grandes novidades".


Corta para 2024 - A revista The Economist traz a capa: The AI doctor will see you...eventually - algo como - O doutor Inteligência Artificial irá lhe atender - em tradução livre. Mal conseguimos entender e estabelecer regras claras sobre consultas online e olha só!



Techdoctors e o futuro dos profissionais de saúde


Profissionais de saúde: o desafio não é mais provar que o robô é um robô, mas sim em provar que você não é um deles!


E isso começa por, como ser humano, reinterpretar a ameaça das I.As.

  • Enquanto a I.A for vista como vilão - Ela ganhará!

  • Enquanto a I.A for vista apenas como ferramenta (como word e excel são), ela ganhará!

  • Enquanto você se manter firme de que a I.A JAMAIS substituirá o profissional, adivinhe, ela ganhará!


A saída é começar a entender a I.A como EXTENSÃO do profissional. Isso mesmo. Ao invés de olharmos apenas a realidade aumentada, por que não falarmos do SER HUMANO AUMENTADO!


E aqui vai um exemplo DA VIDA REAL!


O médico Bruno Gobbato,realizou uma cirurgia usando o recém lançamento da Apple, o óculos Vision Pro:













Abaixo o vídeo com a visão de Bruno:




I.A, realidade aumentada, realidade virtual, metaverso, não importa. A diferença está na atitude que o profissional de saúde - e todo o mercado - poderá e deverá ter daqui pra frente. Pois, tudo o que puder ser digitalizado, será! Capacitação profissional, otimização de tarefas mecânicas, captação de dados fragmentados de saúde que não conseguimos acessar em tempo hábil, acompanhamento do paciente a distância, análise e interpretação das informações, aumento da acurácia em procedimentos, enfim, a lista de possibilidades é vasta!


Todas essas tecnologias deverão ser usadas como extensão do seu corpo, olhos e mente profissional. Essa é a máxima daqui em diante. Mergulhe nisso ou, o robô vai te roubar! Mas corra, pois enquanto você lê isso e fica um tanto quanto contrariado, alguma I.A acaba de fazer um diagnóstico muito mais preciso do que você e um paciente, que interagiu apenas com um robô, saiu feliz da vida, por não ouvir que sua situação era apenas uma "virose".

This is The End of the Fu***ing Health





















 
 
 

Comments


Agradecimentos aos Anunciantes
 

Aposto que você veio aqui ver se havia alguma "pharma" patrocinando algo né?

Contato
 

Se você quiser contribuir com algo ou tentar descobrir quem está por trás disso, você sabe o que fazer

TEFH por aí
 

  • Instagram
Lersão 2 da logo da marca
bottom of page